Imagine perder 10kg em duas semanas sem precisar fazer nenhum regime rígido?
Pois é exatamente isso que a dieta do mediterrâneo, também conhecida como dieta mediterrânea, pode te ajudar a alcançar.
Esse plano alimentar tem feito muito sucesso entre quem está em busca do corpo dos sonhos.
Isso porque, além de simples e acessível, ela oferece uma grande gama de opções deliciosas.
Mas o que é a dieta do mediterrâneo?
A dieta do mediterrâneo, como o nome próprio nome já diz, é feita a base de alimentos tradicionais de países que são banhados pelo mar mediterrâneo.
Ou seja, muitos itens frescos e naturais.
Entre os principais alimentos estão: peixes, queijos, azeites, frutas, legumes, cereais e leite
O grande diferencial da dieta do mediterrâneo é que ela não faz que você passe fome, como muitos outros regimes. Mas, sim, que você mude o seu estilo de vida e com isso consiga emagrecer.
Através desse método que evita os alimentos processados e industrializados, você faz que o seu organismo funcione de forma melhor, aumentando a perda de peso e melhorando a qualidade de vida.
Como fazer a dieta do mediterrâneo?
A dieta do mediterrâneo é relativamente simples de fazer. Inclusive esse é um método bastante acessível.
As principais regras desse plano alimentar são:
1. Evitar produtos industrializados
Os alimentos industrializados como bolachas, salgadinhos, comidas congeladas entre outros devem ser evitados. Isso porque eles são repletos de toxinas que geram inflamações no corpo bem como a famosa retenção de líquidos.
2. Aumente o consumo de peixes e frutos do mar
Na dieta do mediterrâneo os peixes ou frutos do mar devem estar no seu cardápio pelo menos 3 vezes por semana. Além de serem fontes ricas de proteínas, eles também têm gorduras boas.
Esses alimentos são ricos emômega-3, que rem efeito anti-inflamatório que é essencial para evitar o excesso de radicais livres.
3. Substitua o óleo de soja por azeite e óleos vegetais
Esses itens são ricos em gorduras boas. Essas substâncias são excelentes para a saúde do coração, pois ajudam a controlar o colesterol e assim diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
4. Opte por alimentos integrais
Mais uma das regras da dieta do mediterrâneo é optar por alimentos integrais. Eles são fontes ricas de fibras que são essenciais para o emagrecimento.
Isso porque além de combater a prisão de ventre, elas também aumentam a sensação de saciedade. Ou seja, você passará a comer menos.
Isso sem contar nos excelentes benefícios para o sistema intestinal e músculos.
5. Frutas e verduras in natura
Na dieta do mediterrâneo você também deve preferir consumir frutas e verduras in natura. O que isso quer dizer?
Que elas não tenham passado por qualquer processo de cozimento.
O ideal é apenas higienizar os itens e comer eles na forma natural. Isso porque, conforme o tipo de preparo muitas das vitaminas e nutrientes desses alimentos são perdidas.
6. Leite e derivados
O leite desnatado assim como seus derivados, também podem estar na dieta do mediterrâneo. Isso porque eles são ricos em gorduras boas além do cálcio.
Esses itens podem ser consumidos tanto na forma integral como desnatada.
7. fontes de proteínas alternativas aos peixes
Os peixes devem ser a base da dieta do mediterrâneo, mas você também pode incluir outras fontes de proteína alternativas ao seu cardápio. Os cortes magros de carne vermelha bem como ovos são uma excelente alternativa.
Além disso, feijão, lentilhas, ervilhas, brócolis entre outros vegetais também são ricos em proteínas. O ideal é que esses alimentos sejam feitos no vapor ou grelhados.
Já as carnes podem ser cozidas, assadas ou grelhadas. Evite ao máximo fritar esse tipo de alimento.
8. Inclua bebidas saudáveis
Esqueça dos refrigerantes. O ideal é optar por água, água saborizada naturalmente ou sucos naturais.
Para quem gosta de tomar uma bebida alcoólica de vez em quando, até uma taça de vinho por dia (180 ml) está liberado!
A dieta do mediterrâneo é simplesmente perfeita. Com ela, além de comer bem você conseguirá emagrecer rapidamente, finalmente chegando ao corpo dos sonhos. Então não deixe de começar hoje mesmo a montar o seu cardápio.